sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Instalando o bagageiro...

Como quase nunca as peças que mais te agradam casam com o equipamento que você tem, sempre rola aquela velha adaptação "MacGyver". Eu como sou muito curioso, gosto de dá uma olhada na internet antes de adquirir qualquer coisa. Mas também, nem sempre se acha aquilo que é a sua realidade.

Quando eu vi esse bagageiro Trans-X CD-39P na internet eu pensei: "Vou ter um desses na minha bici!" Comprei só porque ele é bonito, sem pensar na dor de cabeça que ele daria pra instalar.

Na primeira vez, eu tinha uma Zummi full suspension, que apesar degostar muito da bici, não me importava de fazer adaptações que pudessem arranhar, furar ou até soldar o quadro. Resultado, fui à Metalúrgica Irmetal e fiz essa proeza!

Duas hastes de alumínio presas por 2 parafusos cada na parte inferior (rígida) do quadro.

Infelizmente não tenho mas detalhes dessa bici, pois ela (como alguns sabem) foi roubada. =(

Daí veio a instalação em Maria. O quadro GTS M6 é meio complicado para pôr bagageiro pois ele tem uma "abinha" cabulosa próxima as furações do quadro. O jeito foi "MacGyviar". Ao invés de encaixar por fora do quadro, o bagageiro foi preso por dentro. Primeiramente, fiquei com receio de atrapalhar a corrente na transição para as catracas menores, mas quando pûs o bagageiro no lugar, vi que isso não seria problema mais! Parte inferior presa, vamos à segunda adaptação. Esse bagageiro é feito para quadros que tem uma furação na lateral, para que possa prender as hastes que compõem o bagageiro. Como meu quadro num tem nada disso, o jeito era colocar na blocagem do selim. Quase perfeito, só precisei abrir um pouco mais o furo original da haste e retirar as arroelas de fixação do parafuso de pressão da blocagem. Ficou melhor que a encomenda. Abaixo você visualiza como ficou o bagageiro Trans-X CD-39P no quadro GTS M6.


Aba que atrapalha a fixação do bagageiro (pela parte externa)


Fixação pela parte interna. Detalhe da distância entre a catraca e a haste de fixação. Sem problema nas trocas de marchas.


Fixação na parte interna do quadro.


Hastes de fixação superior na blocagem do selim. Detalhe é a falta das arruelas do parafuso de pressão*.

*A falta das arroelas de fixação do parafuso de pressão da blocagem podem deixá-la com uma falsa impressão de aperto. Como assim?!? Quando você tira as arroelas e aperta o parafuso na haste (que é lisa) fica muito fácil da blocagem folgar. Por isso, é bom tomar cuidado quando for fazer esse tipo de coisa pra não tomar aquela quedinha. Uma mão de força na hora do aperto vai ajudar muito!

Pois é galera, espero que possa ter dado uma luz pra quem esteja querendo instalar esse tipo de bagageiro ou tenha um quadro difícil como esse!! Valeu!!! COMENTEM!!!


Maria com o bagageiro no canto certo!!!


5 comentários:

  1. Essa semana pensei em comprar um bagageiro desse. É lindo mesmo. Como ainda não tô habituada a "por a mão na massa", acho melhor levar a bike na oficina. Valeu pelas dicas! ;)

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  2. caraca que gambiarra master da primeira bike ashduashdausdhasduhadaudahsdusa
    Mas ficou muito boa, a segunda entao nem se fale.
    Tbm tive problemas com meu bagageiro da segunda magrela, mas nada que "MacGyviar" não resolva...
    asudhasdahsduashdausdhausdhasudahdu
    aquele

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  3. comprei por $70$... vc pode achá-lo na Ciclo Beto http://www.ciclobeto.com.br/

    Abraço

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  4. E aí grande Paipa, tem dele na Centaouro ou tem um mais leve e talvez mais fácil de adaptar da diniz de ferro fininho , instalei ele antes na minha DNZ q vc já conhece e depois adaptei sem furar nada na "CALOI ELITE 2.7" DE UM LADO PRESO NA FURAÇÃO PARA FREIO A DISCO E DO OUTRO A UM FURO NÃO SEI PRA QUE E EM CIMA IGUAL COMO VC FEZ a propósito nunca tive broncca para apertar o selim.Grande abraço

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