segunda-feira, 18 de outubro de 2010

MONSTRO na bike

Seguindo os passos (ou as rodas) dos tios...




Hoje (18) MONSTRO usou pela primeira vez a bici como meio de transporte. Putz.. Todo mundo tá perguntando "MONSTRO quem é?!" então, explico: MONSTRO é meu sobrinho Lucas de 7 anos de idade. O motivo da ida de bike para escola hoje é uma gincana (jogos internos) que ia ter uma brincadeira com quem tivesse levado a bicicleta para a escola. Mas já sabe, é meu sobrinho e eu não ia deixar ele fora dessa com uma condição, ele IR E VOLTAR PEDALANDO. Maldade? Naaada. Seria (e foi) uma diversão pra ele (mais ainda pra mim).

Por volta das 6:00 acordei, dei uma lubrificada geral na bici dele, enchi os pneus e apertei o guidom que tava parecendo um balanço. Os freios não tive o que fazer, pois tão faltando algumas sapatas. Logo o freio! Mas para isso que servem os sapatos surrados da escola. Partimos rumo à escola. Ele tava com muito medo, principalmente de passar nas esquinas. Sempre guiando e conversando com ele, conseguimos chegar no destino em uns 15min. Nossa, entrar na escola de bici deve ter sido o MÁXIMO pra ele (pena que tinha esquecido a câmera!). A cara de felicidade era impagável. Os "tios" vendo e dando os parabéns deixaram MONSTRO ainda mais encabulado. E eu?! Hahaha... Fiquei mais feliz do que ele. Me lembrei do 1º dia que fui à faculdade de bici. Só quem faz, sabe a sensação de bem estar que é.

Na volta, aí sim! Lembrei da câmera. Na saída da escola havia muitos carros pra lá e pra cá que exigiram doses altíssimas de paciência e cautela. Mas os motoristas foram bem legais e nos deixaram passar sem muitos problemas. Passado o "caos", só alegria nas ruas sem movimentos do Bairro do Janga. Fotos, fotos, vídeo e mais fotos! A cara de felicidade está estampada nas imagens. Veja abaixo.



MONSTRO pedalou cerca de 3.500m hoje. Muita coisa para uma criança de 7 anos. Teve muita risada, muita conversa, um capote "bonito" e até chororô pela queda! Mas não chegou reclamando, pelo contrário, quer ir amanhã denovo. Sempre que eu puder, vou fazer isso. Fez muito bem pra mim! O irmão dele, "Junnin" (Gabriel), tá na maior bronca porque a bici dele está quebrada e não pode ir para escola pedalando. Junnin tem 6 anos! =))) Ô felicidade!!!

É isso, na brincadeira é que deve começar a ser introduzido na cultura das nossas crianças que a bicicleta é um lazer muito legal, mas que pode ser utilizada para ir à escola como se fosse uma brincadeira. É a semente plantada em casa. Plante também! E para não deixar de fazer comparações, chegamos antes da condução escolar que trouxe Junnin. Hahahaha... Vá de bike!!!



4 comentários:

  1. Legal Ênio... é aquilo que conversamos, que colocar a bicicleta na cidade é usar e estimular o uso dos outros... Agora vale uma manu geral nas duas bikes deles e começarem a pedalar todo dia! E olhe, eu vi um garoto de 4 anos no passeio da Globo Nordeste, que pedalou a rota toda! Com 7 anos, MONSTRO tem gás para ir em Gravatá! Tu é que tá ficando velho! hahahahaha

    ResponderExcluir
  2. Eita que daqui a pouco só vai ficar faltando eu!!!!kkkkkkkkkkkkkkkk...Imagino a empolgação desse tio!!!!hihihihihi....bjusss

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Enio como sempre dando os passos a frente, fazendo um papel CRUCIAL para que nosos esforços hoje tenham algum resultado prático.

    Fico muito feliz pelo Monstro [e já tô conente pelo Junin], por mesmo sem saber, fez algo que Enio por exemplo só pode perceber depois de mais velho: quebrar paradigmas, perceber o caminho e constatar a escola não é tão longe quanto se pensa.

    Uma das coisas que mais me empolgam quando saio flanando de bicicleta, sozinho pela cidade, é perceber que após algumas dezenas de minutos estamos em lugares que sequer imaginávamos estar: percebemos que apesar de espalhada [por conta dos automóveis] distância é um conceito que se torna relativo.

    Preparemos as crianças para elas sedimentem no futuro pelo que lutamos para conseguir hoje!

    Abs.

    ResponderExcluir

Oxee... comenta aí...