terça-feira, 27 de setembro de 2011

Sinceras desculpas...

Preciso de dias de 72 horas...

Não sei se os dias estão ficando cada vez mais curtos ou se as responsabilidades quando aumentam tomam mais o seu tempo. Pode ser um pouco dos dois. Sei que poderia fazer mais, maaaaas...

Como não tou postando quase nada aqui, vou pedindo logo desculpas por deixar vocês sem notícias. Sei que tem gente que gosta disso aqui (incrível né?), sei que tem gente de longe que fica sabendo de algumas coisas por aqui e também sei que tem gente que não tá nem aí pra esse blog (nem pras novidades) porque estão sempre comigo, fisicamente, fazendo as coisas que vou postar agora.

Na ordem cronológica das coisas... 3, 2, 1 e vamos lá!!!

BICICLETADA PIRATA: ago/2011

Quer saber, uma das melhores... Apareceu uma figura que tivemos o prazer ENORME de conhecer. Seu nome é Freddie Mercury Prateado. Vejam um monte de coisas que aconteceu nesse dia...




Repercussão do Bike Anjo nas mídias:


Foi massa, algumas pessoas entraram em contato, mas na hora H, ninguém apareceu. Ou quase ninguém, porque a aluna mais famosa de Recife, a Eugênia, sempre tá com a gente. Marcamos um Bike Anjo Coletivo, mas só foi Eugênia de aluna. Mas num tem tempo ruim com essa galera. Saímos da Jaqueira pro Marco Zero e depois pro Extra. Hahahaha... Lá teve a primeira "farofa" de SORVETE que participei. Nem precisa dizer que essa ideia brilhante foi minha né?! =))))


Bicicletada do metrô... A invasão!!!

Quando a notícia não é bem transmitida, sempre dá rolo. Mas dessa vez não. Explico. Quando a ideia de ir de Recife até Camaragibe de bicicleta e voltar de metrô (já que em Recife é permitido andar de metrô com sua bicicleta nos sábados a partir das 15 horas e domingos/feriados nacionais o dia todo) um jornalista (que não sei nem o nome nem de onde é) espalhou que íamos invadir o metrô. E fizemos isso mesmo. Só que a forma que ele passou isso foi que vândalos iam "aterrorizar" no metrô com suas bicicletas. Enfim, uma coisa de maluco. Na chegada à Estação Recife, tinha PM, segurança do metrô e tudo mais, mas não fomos repreendidos em nenhum momento. Houve sim uma conversa com o chefe da segurança do metrô explicando  quem éramos e o que estávamos fazendo naquele momento. Respeito mútuo, foi legal. =)


07 de Setembro

Quase não participei de tudo. Pois é, a Bicicletada foi pro Grito dos Excluído e eu fui excluído por conta do trabalho. Mas não ia deixar de tirar uma casquinha. Ainda consegui "almoçar" com uma galera e ficar sabendo um pouco de tudo que rolou.

Pedalada do Diários de Bicicletas para Paiva/Itapoama

Um pedal para a praia é sempre legal. E essa galera do Diários de Bicicletas é punk. Ainda no meio do caminho conseguimos convidar um pessoal de SP para ficar com a gente e a galera sentiu a vibração massa e ficou até o fim conosco. Tem coisas, meu amigo, que só a BICICLETA faz. Um dia massa que rolou alguns estresses. Primeiro com os fiscais da Rota dos Coqueiros (concessionária que cuida da pista privada da Reserva do Paiva) que veio falar logo pra mim (e demais participantes da Bicicletada Recife) que a bicicleta tinha que andar na contramão para ter acesso à ciclovia. Pra cima da gente não velho! O segundo estresse foi essa danada dessa estrutura da ponte que fica no meio da ciclovia. Ahhhhh... Eu vou tirar essa danada daí sim!!! Depois disso, só alegria. Ou quase isso. Na volta pra casa, Jurema começou a passar cabelo (para quem não sabe, isso é quando a catraca fica rodando livre para frente, sem tração). Quando eu tava já desistindo, ela voltou e eu tive que vim do Paiva até o Janga sem parar de pedalar. Dá pra tu?! VôôÔÔteee!!!


1ª Ghost Bike em Recife, infelizmente...

No dia 07 de Setembro, Severino S. Rocha, 73 anos, foi atropelado por um veículo não identificado enquanto pedalava na manhã do feriado da independência. Seu Biu morreu na hora. Não foi socorrido. Tudo errado! E ae? Fazer o quê?! Ninguém trará ele de volta. Ninguém confortará a família. Mas não poderíamos deixar que mais uma vítima fatal do trânsito virasse apenas +1 nas estatísticas. Participantes da Bicicletada Recife fizeram a 1ª GHOST BIKE nas nossas bandas.

A Ghost Bike (Bicicleta Fantasma) é uma homenagem à vítima/família, mas também vem para simbolizar que naquele local um ciclista foi covardemente assassinado por um condutor de veículo motorizado. A intenção é mostrar às pessoas (principalmente motoristas) que passam pelo local, que NÃO PODEMOS MAIS PERDER VIDAS para o trânsito.

Colocamos a Ghost Bike, cartazes, faixa e velas em memória de Seu Biu. Lá conheci seu filho, Luciano, que estava visivelmente abalado, mas um pouco confortado pela lembrança. Fizemos 1 minuto de silêncio num círculo em volta da bicicleta, algumas palavras de conforto/apoio/agradecimento foram pronunciadas e lágrimas correram nos rostos (como as que caem agora enquanto digito esse texto). Sem mais...



DMSC/2011

22 de setembro de 2011. Que dia legal! É, tem gente que ainda não sabe, mas no dia 22/09 é comemorado em todo mundo o World Car Free Day ou, simplesmente, Dia Mundial Sem Carro. Esse ano conseguimos fazer nossa primeira VAGA VIVA em Recife. Aproveitando a VAGA VIVA, fizemos também o primeiro CAFÉ DA MANHÃ DOS CICLISTAS. A galera caprichou. Café, água, leite e suco a gente bebeu. Pão de queijo, bolacha, sanduíche, castanha, coxinha, pão doce, rapadura, banana, amoras e frutas vermelhas da estação a gente comeu. E isso tudo ali, em três (03) vagas de estacionamento, no meio da rua. Ficamos lá de 6:30 até 14:40. E nesse tempo todo rolou muitas fotos, conversas e BRINCADEIRAS. Teve um joguinho mixuruco de futebol e PULA CORDA. Foi fantástico!!!



Mas não acabou o dia. Ainda tinha o passeio noturno da Bicicletada Recife. Na concentração, o que teve?! Conversa, comida, futebol e PULA CORDA... Eu quase derrubei um poste jogando a pelada. Os Folhas ganharam todas as partidas. E depois foi todo mundo pular corda. Ahhh.. Teve o passeio também. Muito massa essa galera por onde passa. Nas ruas do Espinheiro, da Boa Vista, no Bar Central, no Marco Zero, na Praça do Arsenal. Incrível como numa quinta feira, 07 amigos ainda estavam pedalando de 22 horas no centro do Recife. Com toda certeza, essas pessoas estavam beeeem felizes. =)))


Passeio Ciclístico BPTran/Globo

10 mil bicicletas... Dá pra tu?! Isso só pode ser legal né?! É, mas poderia ser melhor, se isso tudo tivesse reflexo no cotidiano do pessoal. Se alguém ficasse batendo na tecla de que a bicicleta é o meio de transporte mais viável nesse caos recifense (o trânsito). Tava governador, autoridades, mídias e pessoas. Momento ideal para instigar. Mas não houve muita coisa além duns gritos puxados pelos participantes da Bicicletada Recife (putz, são sempre essas pessoas...). Algumas camisas pedindo ciclovias, algumas camisas pedindo respeito, algumas placas de compartilhe as ruas, mas a grande maioria tava ali só para "brincar" num domingo de sol.

Não poderia faltar irreverência... Dele... O Freddie Mercury Prateado!!! Hahahahahahaha!!!
Depois do passeio, eu, Lucio e Silvio fomos rodar pela cidade. Fomos até a Encruzilhada almoçar, depois na Ghost Bike, depois no Zero, depois cada um pra sua residência.

e acabou...
ufaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!


Fé em Deus e força no pedal!!!

Um comentário:

  1. agradecimento especial desse post para todos produziram os vídeos e as fotos...
    outro agradecimento a todos que estão nas fotos e nos vídeos...

    NÃO VOU CITAR NOMES, mas amo todos vocês! DE CORAÇÃO! =))))

    ResponderExcluir

Oxee... comenta aí...