segunda-feira, 19 de abril de 2010

Beleza/Cultura? Olinda/Recife têm!!!

Em dois pedais massa, descobri paisagens maravilhosas aqui da terrinha.

Um dia desses saí com Almir (Shirek Rosa) pra fazer um pedal e "desenferrujar". No meio do caminho, eis que meu irmão mandou a idéia de subir na Cidade Alta e registrar umas imagens lá do Mosteiro de São Bento.

O Mosteiro de São Bento começou a ser contruída em 1680 e foi alvo de um incêndio dos Holandeses. Só foi concluída no ano de 1761. A decoração interna é uma beleza à parte. O altar da igreja é completamente banhado à ouro, pena que não entramos para mostrar o interior, mas vale a pena dá uma olhada em algumas fotos aqui. Em 2001 esse altar foi restaurado e levado à Nova Iorque para uma exposição. Houve muita polêmica nessa época, mas o altar se encontra inteirinho em Olinda.

A cidade de Olinda recebeu um presentão pelos seus 475 anos. A fabricante de tintas Coral (vale muito ser falado) presenteou a cidade com mais de 3.200 litros de tinta para pintar cerca de 9.370m² pelo Sítio Histórico de Olinda. O nome do projeto é "Tudo de Cor para você". Iniciativas como essa devem ser lembradas e comentadas. Os casarões estão bonitos demais. As cores são vivas, dando outra cara para o lugar. Vamos ver se o poder público consegue manter os pichadores longes disso tudo. As fotos (poucas é verdade) são muito legais.




Outra beleza (põe beleza nisso) que conheci levado pela empolgação e pela bici foi o Parque de Esculturas de Brennand. Dessa vez, além da companhia de Almir, meu amigo Lucio (cicloativista e muito, muito viciado em bicicleta) se juntou no bonde por Brasília Teimosa (ou Formosa, como quis Lula). Nesse dia, o tempo tava louco. Sol de manhã cedo, depois chuva. Sol lá no Parque de Esculturas, muita chuva na volta pra casa. Nunca tinha pedalado num toró daquele. Foi muito legal, ao mesmo tempo foi nervoso.

O Parque de Esculturas começou a ser feito em 1996 e após muita briga judicial (eu não sabia disso, fonte do meu vizinho que trabalhava lá na época), no ano 2000, aproveitando o embalo do "BRASIL 500 ANOS", o artista Francisco Brennand construiu cerca de 100 esculturas, com destaque à "Coluna de Crista", obra com 32 metros de altura. Apesar de ter sido inspirada na flor descoberta por Burle Marx batizada de Cristal, aqui em Recife a obra é, popularmente, conhecida como (...). Tem senhoras/senhoritas que lêem o blog. =P Se tiver realmente curioso, entra em contato pelo e-mail, carta, fax, telegrama etc. Vou logo agradecendo a Lucio por ter levado a câmera e por ter me levado nesse lugar fantástico!!! As fotos são muito massa!





Espero que vocês gostem e sintam-se à vontade pra visitar essas duas belezas. Não se paga nada para visitar esses dois lugares. Pode-se até chegar de carro, mas não tem a mesma graça. Se tiver de turismo por Recife/Olinda e não tiver uma bicicleta à disposição, sugiro, em Olinda deixar o carro no Carmo e sair subindo e descendo ladeira. Tem muito mais vistas interessantíssimas. Já em Recife, o bizu é ir de carro até o dique que leva ao Parque de Esculturas, depois só caminhar cerca de uns 600 metros curtindo a rebentação do mar de um lado e a cidade do outro. COMENTEM!!!

4 comentários:

  1. Como se o povo não soubesse do nome do "monumento" do Brennand... heheheh... acho que é complexo! hahahahaha!

    ResponderExcluir
  2. Bom demais este post também Enio, já to viciado nesse teu blog, espero que você possa postar mais aventuras. Abração.

    ResponderExcluir
  3. uia...quem sabe naum me empolgo tbm, só tenho que deixar de ser cangueira.
    bjão

    ResponderExcluir

Oxee... comenta aí...