terça-feira, 17 de agosto de 2010

Ciclovias Já!

Finalmente peguei os formulários do Ciclovias Já!

Esse abaixo-assinado tem como objetivo entregar ao Governador do Estado de Pernambuco, para que em todas as obras com recursos do Estado, nós, CICLISTAS, sejamos lembrados com ciclovias, bicicletários, paraciclos, entre outras melhorias para os ciclistas. O prazo para recolhimento das assinaturas é o dia 15 de setembro de 2010. O objetivo é recolher 10.000 assinaturas até esta data.

Com quem posso assinar o abaixo-assinado?

  • Comigo (em Olinda/Paulista), Rogério Leite (em Recife) e Lucio Flausino (em Jaboatão dos Guararapes).
  • Nos grupos de ciclismo da Região Metropolitana do Recife: Corujaqueira (com Eurico), APS (com Roberta), Maré Bikers (com Melânio) e Bigode's Pedal (com Bigode).
  • Alguns membros da Bicicletada Recife também estão com formulários e também alguns cidadãos que estão nos ajudando com o recolhimento de assinaturas.
Como posso ajudar no recolhimento das assinaturas?



Abaixo você ler na íntegra o texto do Ciclovias Já!



CICLOVIAS JÁ
Abaixo-assinado por melhores condições aos ciclistas


PETIÇÃO
Exmo. Sr. Governador de Pernambuco
Eduardo Henrique Accioly Campos
Nós, cidadãos dos municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR) conscientes da problemática ambiental e do transporte público e mobilidade urbana, solicitamos que V. Exª considere dentro das políticas públicas estaduais a criação de uma lei, que torne obrigatório a implementação e implantação de infraestrutura voltada para o uso da bicicleta como meio de transporte em todos empreendimentos urbanos existente e nas futuras intervenções urbanísticas, sejam industriais, comerciais e habitacionais com participação do Estado de Pernambuco.

Isso requer políticas públicas específicas de eqüidade no uso do espaço público e segurança para pedalar. O uso da bicicleta é fundamental para o deslocamento urbano de milhares de pessoas, e ainda constitui uma atividade saudável de lazer. Por isso, deve receber a atenção adequada de todos os gestores que, segundo o Ministério das Cidades, devem ser implementadas pelas três esferas de governo federal, estadual e municipal.

Exigimos que esta lei não contemple apenas a obrigatoriedade da criação de ciclovias - ciclofaixas e ciclopistas - mas também a implementação de outros instrumentos necessários para garantir a presença segura da bicicleta no sistema de circulação das cidades. A ciclovia é apenas uma das soluções técnicas para o desenvolvimento de uma política de segurança aos ciclistas, que também precisam de paraciclos (estacionamentos abertos), bicicletários (estacionamentos fechados), campanhas educativas para ciclistas e motoristas em geral, sinalizações horizontais e verticais específicas, iluminação e tratamento paisagístico para que o pedalante se sinta protegido e respeitado.

Estas exigências estão amparadas por normas federais que dão diretrizes ao uso de bicicletas em nosso país, tais como a Resolução n.º 07 do ConCidades, o Plano Diretor de Transporte e da Mobilidade (PlanMob) e o próprio Código de Trânsito Brasileiro. Requeremos desta e de outras leis em Pernambuco – em reforço ao Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU/RMR) – que fundamenta o uso da bicicleta como meio de transporte, proporcionando a quem faz uso dela a garantia de um deslocamento seguro, e promovendo a integração (intermodalidade) da bicicleta com os meios coletivos de transporte como ônibus, trem e metrô.

Queremos ainda a criação da Casa do Ciclista, que deve funcionar como espaço destinado à discussão de políticas voltadas à promoção de campanhas estaduais de educação no trânsito, passeios ciclísticos e fóruns de discussão.

Questionamos o poder público que pouco tem feito para implementar uma política efetiva e permanente de inclusão da bicicleta como um meio de transporte, deixando de respeitar, sobretudo, a gente simples e trabalhadora que precisa da bicicleta como um meio de transporte eficiente, barato e seguro.

Os cidadãos e cidadãs abaixo assinados apóiam esse documento.





Contamos com sua ajuda nessa jornada! Comente e, principalmente, ASSINE!!! =)

2 comentários:

  1. Bom vc divulgar tb, Ênio! Quanto mais gente participando e coletando assinaturas, maior o impacto que teremos na entrega ao Governador! Vamos pedalando!

    ResponderExcluir
  2. Pois é Rogério, aquela meta que te falei quando peguei os formulários já consegui!!! êÊbaaa!!! hahaha!!! Vou continuar levando comigo pra todo lugar!!! =))

    ResponderExcluir

Oxee... comenta aí...