domingo, 15 de maio de 2011

Uma bicicleta a menos

Não podemos perder mais vidas no trânsito...



Dia 08 de maio de 2011 morreu Sandra Lúcia Maria Vieira, 45 anos neste local (av. Dom João VI, próximo ao Colégio Atual). Sandra ia na garupa da bicicleta pedalada pelo seu filho. Ao desviar de um carro, um ônibus, em alta velocidade, bateu na bicicleta e Sandra caiu, batendo a cabeça no meio fio e morrendo no local. ESSA REPORTAGEM só mostra que a comunidade é violenta, que ateia fogo, que bate no motorista. Não quero dizer que isso é certo, mas quem não fica PUTO ao ver um amigo morto por irresponsabilidade de uma pessoa que dirigi um veículo com umas 10 toneladas?

Na quarta feira (11) eu e Lucio (@locioflausino) fomos até o local do atropelamento à noite. É tenso. Carros sempre em ALTÍSSIMA velocidade. Não há sinalização adequada. Não há semáforos. Como disse um morador da região "é uma BR dentro da cidade..."

No sábado (14) pela manhã, o trânsito era mais intenso, mas não deixava de ser rápido. Eu, Lucio, Raisa e Pedro (todos participantes da BICICLETADA RECIFE) e começamos a fazer faixas e atrair a curiosidade da população, que foi aguçada por uma câmera da Produtora Coméia de SP, que estava de passagem por Recife e fez uma imensidão de imagens do ato. Ao finalizarmos a pintura de faixas e camisas, resolvemos fazer um die-in (deitar na pista, simulando uma pessoa atropelada). Mas assim, um die-in com 4 pessoas só?! Numa avenida "expressa"?! Alguém vai?! LÓGICO QUE SIM!!!

As crianças que acompanharam a pintura das faixas seguraram as mesmas enquanto nós 4 deitávamos entre elas e os carros que iriam se aproximar. A cada carro que apontava, as crianças saiam da pista com rapidez temendo ser mais uma vítima. Os carros começaram a chegar. Nada de tensão... Estávamos os 4 deitados... Quando a população viu, prontamente correram e deitaram conosco. Confesso que me deu um nó na garganta. Não sabia se ria ou se chorava, então resolvi permanecer "morto". Buzinas ficavam constantes. Depois algumas aceleradas para intimidar. Após uns 10 minutos, os carros começaram a voltar pela contra mão. Cada vez mais chegava gente e deitava na pista. Cada vez mais os carros iam sendo "expulsos" daquele lugar.

Ao passar de uns 15min, não sei ao certo, resolvi levantar, agradacer a todos e mostrar que não iremos ficar inerte quando acontecer algo semelhante com algum ciclista.

Essa avenida deve ser o ponto mais crítico do Recife com relação a vítimas de trânsito. A cada pessoa que a gente conversava, sabia de 2 ou 3 casos de atropelamento. Precisamos divulgar isso, pois Boa Viagem não é feita apenas pela praia, tubarões e shopping. Tem gente morrendo ao lado e ninguém dá a mínima importância. É duro, mas é nossa realidade.

+ fotos do ato:





RIDE OF SILENCE (Pedal do Silêncio) - RECIFE 2011



O Ride of Silence (PEDAL DO SILÊNCIO) é um evento mundial onde ciclistas vão às ruas em memória de todos aqueles que foram vítimas fatais de acidentes com automóveis. Uma Bicicletada SILENCIOSA em respeito à todos que infelizmente fazem parte daquela lista, mas que não deixaram de estar nos nossos pensamentos nunca. As cidades do Hemisfério Sul farão o Ride of Silence no dia 21-mai (sábado) às 10hrs. A Bicicletada Recife se concentrará a partir das 8:00 para confecção de faixas, bandeiras, pintura em camisa e afins. PARTICIPE! Vamos fazer do silêncio uma voz para que aquela lista não cresça aqui nem em canto nenhum. A lista em:http://www.rideofsilence.org/memoriam.php

SUGESTÃO: Vá de branco; Coloque uma tarja preta no braço e/ou capacete.

MAIS AMOR, MAIS VIDA, MAIS SILÊNCIO, menos motor...


  • LOCAL: Praça do Derby, Coreto
  • DATA: 21.05.2011
  • HORA: a partir das 8:00

Participe... Não podemos continuar na inércia enquanto milhões de pessoas morrem vítimas do trânsito selvagem no Brasil.



Fé em Deus e força no pedal!

Um comentário:

  1. Lamentável o ocorrido.

    Eu, infelizmente, uso carro. Mas sempre que vejo alguém andando de bicicleta na rua tenho o máximo de cuidado. Fico prestando atenção, até pra defender a pessoa dos outros carros, seguindo ao lado da bicicleta o máximo possível.

    Sempre tive o sonho de andar de bicicleta, mas nunca aprendi. Hoje estou planejando abandonar o carro e começar a andar de bicicleta. Chega de carros, de transito.

    ResponderExcluir

Oxee... comenta aí...