terça-feira, 30 de novembro de 2010

Divulgando a bicicleta...

Palestra e BICICLETADA...

A sexta (26-nov) foi bastante movimentada e proveitosa para a luta diária de promoção da bicicleta como meio de transporte. Primeiro porque palestrei sobre a magrela e segundo porque última sexta do mês é dia de BICICLETADA pelas ruas de Recife. Então vamos aos fatos.

A 28ª SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) da Chesf em Abreu e Lima, tinha como encerramento a palestra sobre bicicleta, onde o tema "Pedalar é seguro?" é muito discutido, haja vista o número de funcionários do depósito que usam a bici como meio de transporte. A palestra seria dada por Rogério Leite, mas que por estar ingressando em um doutorado, passou a bola para que eu e Lucio Flausino representássemos o cicloativismo recifense. Infelizmente Lucio também não pôde ir, então tive que apresentar a palestra só. Na verdade, eu agradeço logo aos dois e a todos os outros cicloativistas de PE e do Brasil a fora que me forneceram (e sempre continuam mandando) muito material. Mas a palestra foi bem legal. Pude passar um pouco de dicas do dia-a-dia, direitos e deveres do ciclista e mostrar um pouco da utilização da bicicleta no Brasil e na Europa para o público presente, com vídeos, fotos e ilustrações bem didáticas. Por fim, eu e Almir (na verdade, ALMIR só) conseguimos um belo desconto na BIKE.COM (a loja que "pariu" Maria) e compramos uma bici, um capacete e luzes para a bicicleta e sorteamos ao final da palestra. A sortuda que levou a bike, disse que não sabia andar, mas iria aprender. Espero que ela faça bom proveito da magrela! =)) E sem esquecer de agradecer a todos da CIPA do depósito da Chesf em Abreu e Lima pelo espaço oferecido à bicicleta num evento de tal grandeza. =)


Saindo da Chesf em Abreu e Lima, pedalei 36km para o Derby:

- Pra quê gordo?!
- Ahhhhh... Pra BICICLETADA né!?!


Durante o pedal pela pista exclusiva de ônibus da PE-15, deu para contemplar um belo colorido no céu de fim de tarde, deu para ser muito respeitado pelos motoristas de ônibus e deu para cantar um bucado. Mas esse pedal na PE-15 foi tão bom, que depois vou fazer um post só pra ele.

A XVII BICICLETADA RECIFE não foi um recorde de público, mas dos 6 presentes, 2 eram novatos, 2 estavam voltando à Bicicletada depois de certo tempo e 2 já tem carteirinha. Apesar da ausência das pessoas, sempre as que estão fazendo o passeio da Bicicletada não estão deixando desanimar e fazem aquela "bagunça" nas ruas do Recife. Para os mais radicais, digo logo que a gente não sai pixando, quebrando nem depredando nada. A bagunça que falo, é a folia que a gente faz ocupando uma faixa de uma rua saturada de automóveis, falando frases que mostram que há vida do lado de fora do vidro fumê dos carros. Alguns até tentam enxergar essa vida, quando baixam o vidro e recebem os panfletos da Bicicletada. Outros nem isso fazem. Registro fotográfico não houve, então as lembranças visuais só ficam para aqueles que estavam pedalando ou viram a Bicicletada Recife passar!

Depois eu coloco algumas fotos da palestra no ar. Valeu e continuem visitando e comentando no BLOGzinho!!! =))))



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oxee... comenta aí...