Realizado no dia 24 de novembro de 2010, no Centro de Convenções de Pernambuco, o I FÓRUM CICLOVIA DAS CIDADES - Uma Política Metropolitana de Mobilidade por Bicicleta, contou com a presença de cerca de 80 pessoas, teve como objetivo mobilizar, sensibilizar e firmar compromisso com os gestores públicos da RMR para inserção das bicicletas no sistema de mobilidade urbana.
O início do evento remeteu ao Grupo de Trabalho de Ciclovias Metropolitanas já promovida pela Sec. das Cidades em conjunto com os 14 municípios da RMR e a órgãos relacionados a mobilidade como Detran-PE, CTTU Recife, DENATRAN etc. As ações prioritárias do GT para 2010-2011 são a consolidação do grupo, elaboração do Plano Cicloviário Metropolitano e criação de centros de educação aos ciclistas em todas as cidades.
O representante do Ministério das Cidades, Cláudio Silva, expôs o Programa Bicicleta Brasil, criado em 2004. No Brasil, 58,3% dos deslocamentos é feito em carro particular transportando 20,5% das pessoas. Em contrapartida, o transporte público só representa 24,6% do trânsito, mas é responsável pelo deslocamento de 68,7% da população. Outro dado bem significativo é o de aumento do uso da bicicleta como meio de transporte. Em 2007 era de 2,8%, em 2008 de 2,9% e em 2009 de 3,1% do total dos modais nas ruas. Os dados foram obtidos pelas pesquisas da ANTP e mostram que, apesar de pequeno, há um aumento no número de pessoas que estão enxergando na bicicleta um meio mais rápido e saudável para os deslocamentos nos grandes centros urbanos que estão cada vez mais saturados de automóveis particulares. Aproveitando o gancho, foi divulgado o evento Bicicultura 2010, a ser realizado em Sorocaba (mais infos AQUI) e o Movimento da Bicicletada (mais infos AQUI), tanto em âmbito nacional como internacional.
Após um café, foi a vez dos municípios da RMR apresentarem seus planos cicloviários. Infelizmente, dos 14 municípios envolvidos apenas 3 se manifestaram.
O início do evento remeteu ao Grupo de Trabalho de Ciclovias Metropolitanas já promovida pela Sec. das Cidades em conjunto com os 14 municípios da RMR e a órgãos relacionados a mobilidade como Detran-PE, CTTU Recife, DENATRAN etc. As ações prioritárias do GT para 2010-2011 são a consolidação do grupo, elaboração do Plano Cicloviário Metropolitano e criação de centros de educação aos ciclistas em todas as cidades.
O representante do Ministério das Cidades, Cláudio Silva, expôs o Programa Bicicleta Brasil, criado em 2004. No Brasil, 58,3% dos deslocamentos é feito em carro particular transportando 20,5% das pessoas. Em contrapartida, o transporte público só representa 24,6% do trânsito, mas é responsável pelo deslocamento de 68,7% da população. Outro dado bem significativo é o de aumento do uso da bicicleta como meio de transporte. Em 2007 era de 2,8%, em 2008 de 2,9% e em 2009 de 3,1% do total dos modais nas ruas. Os dados foram obtidos pelas pesquisas da ANTP e mostram que, apesar de pequeno, há um aumento no número de pessoas que estão enxergando na bicicleta um meio mais rápido e saudável para os deslocamentos nos grandes centros urbanos que estão cada vez mais saturados de automóveis particulares. Aproveitando o gancho, foi divulgado o evento Bicicultura 2010, a ser realizado em Sorocaba (mais infos AQUI) e o Movimento da Bicicletada (mais infos AQUI), tanto em âmbito nacional como internacional.
Após um café, foi a vez dos municípios da RMR apresentarem seus planos cicloviários. Infelizmente, dos 14 municípios envolvidos apenas 3 se manifestaram.
- Recife apresentou muitas possibilidades para o transporte público e a proposta de 600km de ciclovias e/ou ciclofaixas. Quando a esmola é grande, o santo desconfia. Essa proposta é para no mínimo 10 anos. (PIADA né?!) Também foi dito que a CTTU fez uma contagem de ciclistas, mas não foi apresentado números. Confesso que passei um bom tempo procurando os dados dessa contagem e não achei nada. Vai ver que é só para a CTTU e PCR. (PIADA né?!)
- Olinda apresentou a previsão de inserção de ciclovias nos projetos de avenidas ao longo do Rio Beberibe, na Orla (de Rio Doce à Bairro Novo) e na II Perimetral. Também há o projeto de restauração da Ciclovia da PE-15. Dois motivos foram citados para a falta de uso da ciclofaixa da orla: Calçada larga e plana; Falta de segurança por conta dos automóveis. Concordo! A ciclofaixa tem alguns buracos e os carros passam em alta velocidade, causando medo até em quem é acostumado a pedalar no trânsito. Mas acho que antes de reclamar dos ciclistas, a Prefeitura de Olinda deveria melhorar aquilo. O estacionamento é feito de forma errada. Não há fiscalização. A via que era para ter apenas uma faixa de rolamento é dividida por 2 carros lado-a-lado. E faltam os TACHÕES, blocos que limitam as faixas, também conhecidos como tartarugas. Criticar é ótimo, mas fazer são outros 500!
- Cabo de Santo Agostinho apresentou as ciclovias existentes na BR-101 sul, no centro da cidade e na Reserva do Paiva totalizando cerca de 10,8km de ciclovias. Para 2011 já existem 2 projetos para a Av. Getúlio Vargas e a Praia de Gaibu.
- Paulista enviou uma representante que apenas conversou com os participantes que descobriram (por sinal, foi o pessoal que faz parte da BICICLETADA RECIFE que promovia o movimento) que ela era a "voz" do município. (PIADA né?!) Para completar, tal pessoa não estava sabendo de nenhuma proposta da cidade para o Programa de Ciclovia das Cidades. (Acho que ela foi para pegar o lanche, só pode!)
Uma CARTA COMPROMISSO foi exposta no Fórum, porém não houve uma assinatura em público (que estava na pauta do Fórum). A minuta da carta remete ao compromisso que os municípios da RMR terão para com o Plano de Ciclovias Metropolitanas e promover a mobilidade por uso de bicicleta.
No período pós almoço, foram expostas experiências de cidades brasileiras que prezam pelo ciclista. O contexto atual do Rio de Janeiro (com 150km de ciclovias), de Aracaju (com 56,6km de ciclovias voltada para os trabalhadores) e de João Pessoa (com 22,4km de ciclovias e programa de aluguel de bicicletas públicas) me fizeram sentir muita vergonha do local que eu vivo. Mas além da vergonha, vem uma vontade maior de melhorar a situação de Recife e adjacências. São sempre políticas públicas simples que mudam o estilo de vida de uma cidade, mas o pessoal de Pernambuco ainda não enxergou isso (nem de dentro do carro num engarrafamento quilométrico).
Uma visão geral de como a bicicleta é usada no mundo também foi um tema do fórum. Cidades como Xangai, Berlim, Amsterdã, Milão, Copenhague, Londres, Paris e Bogotá são exemplos a serem seguidos.
O final do Fórum foi marcado pelo sorteio de uma bicicleta (que DENOVO eu não ganhei!), entrega dos certificados e algumas cópias digitais das apresentações. Quem foi ao Fórum e não recebeu o DVD com os arquivos, diriga-se à Sec. das Cidades e pegue sua cópia. Quem não foi, não tem problema, me pede que eu repasso o material.
Uma visão geral de como a bicicleta é usada no mundo também foi um tema do fórum. Cidades como Xangai, Berlim, Amsterdã, Milão, Copenhague, Londres, Paris e Bogotá são exemplos a serem seguidos.
O final do Fórum foi marcado pelo sorteio de uma bicicleta (que DENOVO eu não ganhei!), entrega dos certificados e algumas cópias digitais das apresentações. Quem foi ao Fórum e não recebeu o DVD com os arquivos, diriga-se à Sec. das Cidades e pegue sua cópia. Quem não foi, não tem problema, me pede que eu repasso o material.
A minha opinião sobre o Fórum é de que falta ainda muito compromisso dos municípios. Achei muito legal o evento que juntou a Sec. das Cidades, o Min. das Cidades, os municípios, os órgãos de trânsito, os ciclistas e outras realidades fora de Pernambuco. Espero, de todo meu coração, que a CARTA COMPROMISSO seja realmente levada à sério pelas Prefeituras. Meus sinceros parabéns aos idealizadores e realizadores do evento. Mas vou preferir dar esses parabéns depois que as coisas começarem a sair mais do PAPEL e da TEORIA e serem postas nas RUAS e na PRÁTICA! Quero, ao invés de vergonha, sentir muito ORGULHO de Recife (e RMR) e ver nossos projetos em fóruns pelo Brasil a fora. Se outras cidades fizeram, nós também podemos fazer (e até MELHOR!).
E só lembrando que amanhã (26) tem BICICLETADA RECIFE, no Coreto da Praça do Derby, a partir das 18hrs. O passeio começa às 19hrs. Compareça, proteste, ajude a tornar a cidade mais humana! Para ir entrando no clima: "MAIS BICICLETAS, menos carros!" =))
E só lembrando que amanhã (26) tem BICICLETADA RECIFE, no Coreto da Praça do Derby, a partir das 18hrs. O passeio começa às 19hrs. Compareça, proteste, ajude a tornar a cidade mais humana! Para ir entrando no clima: "MAIS BICICLETAS, menos carros!" =))
To gostande de ver isso!!!
ResponderExcluirÊnio... postei as minhas impressões sobre o evento tb. Como as suas, tb acho que foi mais blá-blá-blá e muito auê, mas na prática, tava fazendo vergonha a falta de 11 dos 14 municipios, e a desinformação geral dos representantes de Recife e Olinda. Os responsáveis precisam pedalar para saber o que o pobre lascado da vida passa ao peitar o tráfego das cidades sem uma única mísera lembrança dos poderes públicos. São os invisíveis sociais! Quem sabe um dia consigamos abrir os olhos desses gestores de meia-pataca para a real necessidade dos ciclistas.
ResponderExcluir