quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Do Carro à Bicicleta: Desafios da mobilidade urbana

Hoje, acompanhei, dentro da IX Semana do Biólogo, no auditório da FESNG (UPE) a palestra dos Biólogos e Cicloativistas Paulo Lima e Lucio Flausino.

O palestrante Paulo iniciou o trabalho falando de mobilidade mostrando o oposto, a falta dela. Genial a idéia, pois como a mobilidade aqui em Recife ainda está longe da ideal, o engessamento da cidade em grandes engarrafamentos, como já é sentido na pele, pode ser melhor interpretado. Ordenação das cidades, com exemplo das Av. Times Square e 9th em Nova Iorque, melhoria do transporte público, intermodalidade, direito e deveres (dos cidadãos, de forma geral) e a divisão do espaço urbano por todos os tipos de modais deram sequência à palestra.

O grande vilão das cidades não poderia sair impune então saiu um slide muito legal intitulado "Inconvenientes automobilísticos" que mostra o quanto se perde dinheiro com a compra, manutenção, seguro, reposição de peças, combustível de um carro entre outras coisas. A mais interessante (que eu achei) é de que no carro você NÃO PODE BEBER! Hahaha, por isso eu vou de bike!!! =)) A palestra abordou pontos interessantes sobre acidentes de trânsito, que mostrou que no ano de 2005, foi a 2ª maior causa de morte não natural, perdendo apenas para homicídios.

Um mapa da Região Metropolitana do Recife mostrou as possibilidades de integrações de modais que facilitariam muito a vida dos cidadãos que por aqui habitam.

O palestrante Lucio apresentou dados bem legais sobre a bicicleta no Brasil:
  • 6ª maior frota mundial com 60 milhões;
  • 3º maior produtor mundial com 5,7 milhões por ano;
  • 2005km de ciclovias no país.
Também foi apresentado um gráfico que mostra o tempo gasto pela distância do deslocamento nos grandes centros urbanos. Uma coisa bem interessante, que eu não sabia, é que deslocamentos de até 1,6km é melhor ir a pé do que de ônibus. Vou espalhar vizinhança que vai pro mercadinho (2km) e fica perdendo tempo esperando o busão e não dá aquela caminhada na Orla do Janga. Num é por causa de 400m que o pessoal vai brigar comigo.

As campanhas pró-bicicleta podem estimular as pessoas a pensar que aquele tempo perdido num congestionamento poderia ser bem mais legal se estivessem pedalando, curtindo a cidade, as paisagens etc. Dentro dessas campanhas, o carro-chefe, quer dizer, a BIKE-chefe é a de construção de ciclovias e ciclofaixas. Bicicletários e paraciclos, principalmente próximos à terminais de ônibus e/ou metrô também foram citados.

O trabalho foi muito rico em imagens, assim ficou ainda mais didático e impactante. A reação da platéia em ver a imagem de 40 bicis dobrábeis em uma vaga de estacionamento foi instigante pra mim (e creio que para os palestrantes também), pois as pessoas observam o impacto de um carro no espaço urbano.

Paulo e Lucio finalizaram a palestra de forma majestosa com a imagem do E.T. (telefone minha casa) na sua bici com os escritos "VÁ DE BIKE!" e depois a foto dos dois no viaduto da BR-232 quando fizeram a cicloviagem para Bonito-PE.

A BICICLETADA RECIFE, o Dia Mundial sem Carro (22-set) e o abaixo-assinado Ciclovias Já! não faziam parte do trabalho, mas foram comentados (e assinado!) nos desfechos do trabalho.

Mais uma vez, gostaria de parabenizar os dois. Foi massa!!! Estamos juntos, firme e forte nessa campanha (eterna) PRÓ-BICI!!!

As fotos (ruins mas o que vale é o registro) da palestra estão no meu PICASA.
Informações sobre o trabalho dos caras, entra em contato comigo (eniomagalhaes@hotmail.com).

2 comentários:

  1. Ótimo o release colega. Eu tb decidi voltar a academia. Acabo de me inscrever em um curso na Católica sobre legislação ambiental. Curso rápido, de extensão, numa área correlata a reciclagem, meu destino final. Vc não falou sobre o público, frequencia, tipo e natureza das questões feitas pela audiência, o que indicaria o interesse! Completa ai!

    ResponderExcluir
  2. Verdade Rogério... O público foi de umas 50 pessoas, creio que uns 90% alunos de C. Biológicas da UPE. Receberam muito bem o trabalho, onde ouvir sussurros no encerramento de uma menina que comentava: "Imagina eu vim de São Lourenço pra faculdade de bike?! Um dia quero fazer isso!!". Na abertura dos questionamentos, o pessoal tava com mais fome, do que curiosidade (coisas do horário - 12hrs). Mas umas 10 pessoas ainda conversaram com os palestrantes e comigo, sobre BICICLETADA, Ciclovias Já! entre outras curiosidades. Foi um saldo muito positivo e acho que essa semente plantada vai render alguns frutos PEDALANTES!

    ResponderExcluir

Oxee... comenta aí...