terça-feira, 13 de abril de 2010

A primeira, a gente nunca esquece...

No dia 02 de abril (sexta-feira santa) fiz minha primeira viagem de bicicleta. Uma aventura pra história.


3:40... Tocou o despertador do celular, após ter dormido as 2hrs20min mais tensas da minha vida, acordo e começo a arrumar as coisas pra minha aventura. Exatamente às 4:35, passo pelo portão de casa à caminho de Gravatá. O pedal antes do nascer do sol durante toda a extensão do litoral de Olinda foi muito legal, nunca imaginei ver tantos "coroas" caminhando na beira mar àquela hora. Com exatos 60min e 26,3km de pedalada, estava original PAiPA style na BR-232. Sabe quando você vai fazer uma coisa, mas tem aquele momento de "ou vai ou racha!". Eu tava nessa situação naquele instante, mas nem êxitei e segui meu caminho altamente empolgado.

Logo no 1º km de estrada, vi o que ia me acompanhar pelos primeiros 30km de viagem, as longas e íngremes subidas de Jaboatão dos Guararapes até Moreno. Depois da primeira subida, uma coisa massa. As descidas!!! Pena que são tão rápidas (tanto na velocidade atingida, quanto no tempo que se desce). E foi assim o começo, subindo e descendo. Muitos ciclistas usam a BR-232 para seus treinos. A BR tem acostamentos largos, sem buracos e é muito bem sinalizada, um convite para o pessoal das speed.


No posto da Polícia Rodoviária Federal de Moreno, dei uma parada a fim de arrumar um pedaço de papel higiênico pra limpar meus óculos. Era umas 6 e pouca, o sol já tava ficando forte. Paradinha "the flash", lavei meu rosto, agradeci ao guarda e pedal na estrada. A paisagem ficava mais bonita a cada quilômetro que passava. Muito verde. Muitas plantações (pena que não entenda tanto de plantas/árvores), mas é um espetáculo de se ver e sentir.


Até chegar em Bonança, peguei duas “falsas decidas”, dava impressão que estava descendo, mas não. Pensei por um tempo, que tava com uma bronca no pneu traseiro ou nos freios, mas graças a Deus estava tudo ok. Era só a subida mesmo, a bici não passava de 12km/h. É horrível! O trecho entre Bonança e Vitória é gostoso de se pedalar, bem plano. Fiz esse trecho com a melhor média da viagem, 29km/h.


Chegando na entrada de Vitória, resolvi dar uma parada, porque já estava ficando sem água. O cansaço também começava a chegar, mas ainda tava bem. 20 minutos parado num posto de gasolina, já tinha 62km rodados. Comi 2 chocolates, bebi um montão de água, enchi a camelbak e estrada. Rodados mais 20 quilômetros, encontrei Seu Edilson, um cicloturista do Ibura, que estava fazendo uma trip de 210km. Ele tava no prego, disse que já tinha arrumado o pneu furado, enquanto soltava a bacia do Z. Z?!? É!!! Ele andava numa Brisa com poucas adaptações. Ajudei ele na tentativa de arrumar o passador traseiro que também tava ruim, mas não conseguimos. Estávamos a 3km do começo da subida da Serra das Russas. Após as gambiarras feitas, seguimos juntos até o "pé" da serra, onde ele parou em uma das dezenas de barracas de frutas (famosas pelos abacaxis) e eu segui ao encontro da serra.




A Serra é serra!!! 8,5km de subida. Comecei bem na serra. Fiz algumas paradas para fotos e filmagens. O sol já castigava muitos desde às 8:00. Não tinha uma sombra, só carros passando a quase 100km/h, outros quebrados à beira da estrada. Às 10:00 em ponto, tinha chegado bem em cima do viaduto. A visão é espetacular, mas o pedal não é nada agradável. Não conseguia mais pedalar, minha água era mínima. E após me “arrastar” cerca de 5km não agüentei e empurrar a bici foi a única alternativa que me restou. Quase que não acaba! Não via a hora de chegar no túnel, por causa da sombra. Depois de empurrar por cerca de 2km, não tinha mais água, comecei a ficar stressado. Muito calor, tava louco por um banho, água, um refresco qualquer. Faltando cerca de 800m para chegar ao túnel, Seu Edson me reencontrou, desceu da bicicleta e foi empurrando, me dando aquele apoio moral. 1hr40 subindo, um pedaço pedalando a 8,6km/h, outro empurrando a 4,5km/h me fez perder muito tempo. Na “boca” do túnel, batemos umas fotos e seguimos, agora PEDALANDO e subindo o restinho da Serra das Russas. Logo após o túnel, parei numa barraca de frutas. Dois caras que tinham me passado na Serra estavam lá dando um tempo pra voltar pra Recife (quanta disposição!). Comprei logo água. Bebi 1,5l rapidinho. Depois 4 bananinhas. Mais 1,5l na camelbak e fui pagar. Massa que o cidadão não tinha o troco completo e me deu uma laranja cravo pra não ficar em falta. Juntei ela com o que sobrou da palma de banana e prendi no bagageiro. Antes, Carol (minha cunhada), me ligou pra saber onde tava. A galera já tava “nervosa” com minha demora. Falei com o pessoal da venda e continuei, faltavam pouco mais de 7 quilômetros.

De passagem pelo posto da Polícia Rodoviária Federal de Gravatá, parei e filmei a decolagem do helicóptero, que tava só esperando eu passar (até parece!). Os últimos 6km fiz bem tranqüilo, com uma subida muito íngreme, mas a recompensa foi a descida que dá acesso à cidade de Gravatá. Filmando, empolgadão, atingi a velocidade máxima da minha vida em cima duma bicicleta, 59km/h. Foi a melhor parte da viagem, sem sombra de dúvidas. Foi só deixar a emoção tomar conta do restinho de estrada que ainda tinha.


No km 77 da BR-232, estava concluindo um pequeno sonho de viajar de bike. Um grande amigo, Felippe César (PedaisPeloMundo.com), que sou fã de carteirinha da sua viagem de volta ao mundo, instigou muito essa vontade de observar tudo com mais calma, não só a cidade de partida e a de chegada. É fascinante isso tudo. Quem faz, sabe do que estou falando. Quem não faz, espero que fique curioso como fiquei, prepare-se um pouco e faça uma cicloviagem. Garantia de arrependimento ZERO e satisfação PLENA!



Pois é, esta foi a primeira de muitas viagens que ainda pretendo fazer. Agora, expondo aqui no BLOGzinho, tou mais empolgado ainda!!! Aproveita que você leu isso tudinho, viu o vídeo e as fotos, COMENTA né?!? É "o bicho" saber o que vocês tão achando!!! Valeu galera!!!

11 comentários:

  1. hehehe o video tah ótimo. Mas acho que em pouco tempo, vc vai achar ele tão primario... ou vc lembra a primeira vez que botou uma cueca ou transou da mesma forma que lembrava uma semana depois??! E olha que a primeira transa a gente realmente não esquece! ahahah... Mas O IMPACTO vai se diluindo com o tempo, pela melhor transa, pela mais duradoura, por aquela que vc conseguiu depois dos 40, 50, 60, etc... ahaahahah... Daqui a um ano, ir em Gravatá vai ser aquecimento! Alias tem um doido em Portugal, o Pedro, que faz todo ano o PORTUGAL NA HORIZONTAL. Eu vivo procurando um maluco que faça PERNAMBUCO NA HORIZONTAL... Daqui até a fronteira com o PIAUÍ. O máximo que achei foi o ISAAC, do CICLOTUR RADICAL, que pretende ir e voltar a Petrolina em 7 dias, de speed, na pauleira de 250km/dia. Vamos acompanhar!

    ResponderExcluir
  2. Ih errei... o PEDRO faz PORTUGAL NA VERTICAL...

    ResponderExcluir
  3. é isso ae Sh"u"rek... vou melhorar pra te dar mais apoio moral, pq sei q tu num subiu a serra pq eu num tava contigo :P

    MANTÉM O TORQUE - MUITA FORÇA NO PÉ DO PEDAL

    ResponderExcluir
  4. Pois é Rogério... O sentido da coisa é +/- poraí... tipow a primeira transa!!! hahaha!!! Espero que logo logo esse percurso seja só uma rapidinha!!! hahaha!!!

    Almir, é phodaa PAiPA!!! lógico se tu tivesse seria um incentivo a +!!! então, bora pedalar e fazer esse pedal no São João!!! =)))

    ResponderExcluir
  5. Isso garoto! Vc já deu um grande passo, agora é caminho sem volta pq qd a gente se apaixona pela coisa, é casamento pra muito tempo! Sucesso rapá!

    ResponderExcluir
  6. Cara , você tá de parabéns ! Já fiz Recife - Caruaru e adorei pedalar por essa BR - 232 ! Encontramos speeds , grupos de pedaleiros , motos potentes passando a 140 km/h e ainda admiradores dando força a nossa loucura !

    Continue assim , corajoso e aos poucos terás um condicionamento muito melhor !

    Só corrigindo em kms o que Rogério disse , pra uma grande aventura , até hoje só conheci pessoalmente 2 pessoas:
    1. o ISAAC do CICLOTURISMO RADICAL que irá a Petrolina e fará 250 km e o correto será 750 km em 7 dias (http://cicloturismoradical.blogspot.com)

    2.o RICARDO do MTB CARUARU que irá até Porto Seguro em Junho 2010 e fará 1500 km em 10 dias (http://mtbcaruaru.blogspot.com)

    Pois bem amigo , desejo sorte nas próximas pedaladas ! Já estou seguindo seu blog , siga o meu também !
    http://flaviiotorres.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Ficamos todos muito felizes com essa sua conquista...apesar de vc nos ter deixado bastante apreensivos...Espero ver e participar de mais histórias maluquinhas feito essas!!!!!
    Boa Sorte nas próximas pedaladas!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Salve Salve Enio...!!!

    Desejo aqui meus enorme parabéns!!! é isso ae garoto!!! desse jeito vai longe!!! só não vai mais porque levou pouca água! hehehehe mas sempre rola de pedir nas casinhas, a galera sempre da uma força!!! é isso ae veio....

    Um grande Abraço.

    ResponderExcluir
  9. Djanilson... graças a Deus dei o 1º passo!!!

    Flávio (nunca foi HEXA)... muito massa os blogs da galera e o seu!!! =) já tou seguindo...

    Carol... hahaha... foi mal pela apreensão!!! + foi o bixo, nas próximas, quero sua companhia e a de Shirek!!!

    Felippe.. porra, phoda q na Serra das Russas não tem nem casinhas pra pedir!!! estou providenciando uma adaptação no bagageiro pra levar um garrafão de 20l... hehehe!!! Valeu a força irmão!!!

    ResponderExcluir
  10. Bora Enio, irada demais essa viagem, espero te acompanhar em alguma. Abraço

    ResponderExcluir
  11. Grande Enio!!
    Mto massa o relato. Eu e Lúcio tamo devendo o da viagem a Bonito até hoje... É foda que quando vc nao faz quando volta na instiga, aí é que nao faz mesmo! Nao sei se tu viu as fotos, se não saca aí http://ondepedalar.ning.com/photo/album/show?id=4836156%3AAlbum%3A14352&xg_source=activity
    Foda que a máquina quebrou no túnel das Russas e eu so tenho foto até lá. Se eu tivesse sozinho a galera ia me chamar de mentiroso! hehehehehe
    Esse fds eu fui até bonança e voltei, e percebi uma coisa. o que atrapalha muito é a chegada na 232. Tipo, tu rodasse pra caralho só pra chegar nela. Nao é de se admirar que tenha chegado quebrado nas Russas. No nosso caso apesar de ser relativamente perto, a pista é muito ruim...
    Só um conselho, se é que cabe. Pelo seu relato deu a entender que o coroa parou no pé da serra e tu seguiu. Acho q esse foi teu vacilo. Quando eu fui com lúcio a gente parou lá, comeu uns abacaxis e umas bananas, deu uma alongada, renovou as forças e subiu. Pq se vc for de uma vez é bem mais fácil cansar mesmo. Só isso mesmo. Mas enfim, o que vale é a pedalada!
    Do mais, instiga é bóia! hahahaha
    Vamo marcar de fazer mais dessas. Próximo passo: Gravatá Ida e Volta! Vamo nessa?
    É só marcar!
    Ah e vi a galera falando ai em cima de Petrolina, Lucio e Eu tamo com essa idéia também. Nossa meta é chegar lá em 10 dias. Estamos programando pra ir no fim do ano, mas se der a louca no meio do ano a gente mete a bike na estrada e vamo simbora!
    Abraçao Enio.

    ResponderExcluir

Oxee... comenta aí...