quarta-feira, 26 de maio de 2010

BICICLETADA RECIFE

Mais do que um movimento. Uma rede de amigos com uma paixão, A BICICLETA!

Bem pessoal, como integrante da BICICLETADA RECIFE tava devendo um post aqui no BLOG sobre o movimento. Um breve comentário retirado do wikipedia ( http://pt.wikipedia.org/wiki/bicicletada ).

"A Bicicletada é um movimento iniciado em 1998 em São Francisco nos Estados Unidos se alastrando depois para o Brasil, Portugal e, mais recentemente, para Moçambique. Inspirado na Massa Crítica, (critical mass), onde ciclistas se juntam para reivindicar seu espaço nas ruas. Os principais objetivos da Bicicletada são divulgar a bicicleta como um meio de transporte, criar condições favoráveis para o uso deste veículo e tornar mais ecológicos e sustentáveis os sistemas de transporte de pessoas, principalmente no meio urbano."

A BICICLETADA RECIFE acontece toda última sexta-feira do mês. Nos concentramos no Coreto da Praça do Derby, próximo ao Banco Bradesco, às 18hrs. Saímos pelas ruas do Recife às 18:45 (salvo aqueles atrasos de 10 ou 15 min). O trajeto sempre é definido na hora da concentração em reunião aberta à todos presentes, já que o movimento não possui líderes. Pedalamos em média de 10 a 15km de distância, com média de velocidade de 10 a 15km/h, assim, possibilitamos que todos, mesmo aqueles que estão "enferrujagos", pedale com prazer e sem muito esforço. Durante o percurso fazemos panfletagem, puxamos os gritos etc. tudo na maior descontração. Nosso relacionamento com os motoristas é completamente diferente, pois interagimos bem mais, assim temos uma aceitação maior do que estamos acostumados a ver no cotidiano. Os pedestres também ficam surpresos com aquele grupo em plena sexta à noite pedalando de uma forma, que não é normal nos grandes grupos de ciclismo do Recife.

De X Bicicletada Recife

No mês de Maio será realizada a 10ª BICICLETADA na capital pernambucana (vide cartaz acima [como se ninguém tivesse visto já!]). Desde Janeiro que venho participando do movimento. Faltei a algumas bicicletadas, mas tou sempre nos e-mails etc. [não reclamem por favor!] Fiz grandes amigos, passei a usar mais a bicicleta como meio de transporte, conheci várias coisas legais de bici na internet. Enfim, a Bicicletada me ajudou (ajuda muito ainda) a estar por dentro de tudo que gira em torno de ciclomobilidade aqui em Recife, no Brasil e no resto do mundo.

Para saber mais da BICICLETADA aqui em Recife e em todo Brasil, seguem alguns links:

Apesar de postar isso muito em cima da hora, espero muito poder encontrar vocês que acompanham o original PAiPA style na X BICICLETADA RECIFE. Se não der pra ir nessa, não se desespere não, em JULHO tem outra! =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oxee... comenta aí...