quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Teste: Bicicleta e Carro

Um pequeno trajeto, uma grande diferença!



Clique no mapa para ampliar.

Na última terça-feira, fui para faculdade de CARRO com minha irmã. Exatamente às 18:26 paramos num rotineiro congestionamento na Av. Agamenom Magalhães logo após o viaduto sobre a Av. João de Barros. Levamos 32 minutos para chegar na Faculdade Maurício de Nassau. Não tava nem com intenção de marcar tempo, viajava muito mais no som que tocava no carro (Dream Theater, álbum Octavarium). Mas ter escultado duas músicas (uma de 24min e outra de 8min25s, que escultei uns 6min +/-) me deixou com uma dúvida cruel.

Quanto tempo eu levaria para chegar à faculdade de bicicleta usando a Av. Agamenom Magalhães, a partir do trecho engarrafado?!?

Na quarta-feira, lá tá eu tirando a dúvida com Maria. =) Sempre que vou de bici pra aula, uso rotas alternativas para evitar os carros, mas dessa vez fiz diferente. Passei como uma bala (haha, só se for de canhão.. [vide o tamanho da criança]) pelas centenas de carro que andavam em 1ª marcha (quando andavam). Enfim, assim que entrei na Av. Agamenom Magalhães, dei uma olhada no relógio que marcava 18:05. Acho que o trânsito tava até pior que no dia anterior. Lá vai o gordo, passando, causando inveja nos "playboys malhados" com som alto dentro do carro parado. Parei ainda em dois semáforos e quando a coisa apertou muito, desci da bici e andei pela calçada. Cheguei na faculdade às 18:11.

Diferença de 26min entre Bicicleta e Carro. Um pouco demais né?!

RESULTADO:
  • CARRO: 2,49km em 32min
  • BICICLETA: 1,77km em 6min

Uma possível pergunta, que já deixo a resposta:

PAiPA, o carro deu mais tempo porque o trajeto é maior. Isso é LÓGICO!!! Por quê tu não foi pelo mesmo caminho da Bicicleta?!
R.: Quem anda por essa região do Recife sabe que a R. Joaquim Nabuco é um inferno para os carros que vem da Av. Agamenon Magalhães (nos dois sentidos) e da Av. Cde. da Boa Vista. Logo, ir pela Av. Cons. Rosa e Silva é mais "livre". Se ainda tá na dúvida, faz o teste. Um dia pela Av. Cons. Rosa e Silva e outro dia pela R. Joaquim Nabuco.


É isso galera, apenas um teste, que mostra o quanto nos perdemos de tempo nos congestionamentos nas grandes metrópoles. Ainda há a questão de gastos financeiro, que é coisa para outro post. Nesse eu fico por aqui!

Ahhhhh... Sem esquecer que SEXTA-FEIRA, PRAÇA DO DERBY, às 18hrs tem BICICLETADA RECIFE!!! Mais infos AQUI.




Um comentário:

  1. Enio... fiz teste semelhante: rota ótima entre minha casa na Visc.de Albuquerque, Madalena e a Biblioteca Central da UFPE, de bike, de carro e de ônibus. O carro ganhou na ida, empatou na volta com o ônibus (hora do rush). A bike empatou com o ônibus na ida e na volta. Regra geral para ir de bike, melhor ir de manhã bem cedo, e voltar na hora do almiço: vc sua muito mais na volta, mas vai tomar banho e descansar depois. Se for para ir às 12:30, melhor o ônibus. E junte a isto tb mais duas coisas: o carro gasta combustível, polui e me estresso no tráfego. O õnibus gasta combustível, polui, mas eu não me estresso, viajo nas idéias do meu projeto ao som de Wagner ou Vivaldi! Mas a bike, não polui, não gasta combustível (feijão conta?) e eu não me estresso e pelo contrário, ainda tomo uma dose de endorfina. Sabe, o povo REALMENTE NÃO SABE O QUE ESTÁ PERDENDO EM NÃO USAR A BICICLETA COMO VEÍCULO DIÁRIO!

    ResponderExcluir

Oxee... comenta aí...