quarta-feira, 16 de março de 2011

Mais uma discussão sobre Mob. Urb. em Recife...

Apenas mais uma discussão...



Mobilidade Urbana... Isso é assunto de todos os jornais do Brasil desde algum tempo. Todo dia tem alguém escrevendo/falando em algum (tele)jornal sobre tal problemática enfrentada em todo país. E esse assunto aqui em Recife está rendendo ainda mais, já que a Prefeitura do Recife há um mês exato, se não me falha a memória, resolveu apresentar o seu Plano de Mobilidade Urbana. Nem precisa dizer que esse planinho aí é mais uma piada. Projetos de edifícios-garagens, rodízio de placas, dentre outras coisas que só estimulam o consumo do carro foram os [PASMEM] pontos fortes do plano. É verdade que falam também de BRT, VLT, BIKE, entre outras sopinhas de letras que não sejam C-A-R-O (carro, caro!). Mas as sopinhas de letras tem projetos de LONGO [e ponha looooongo nisso!] prazo e são tratadas com um desprezo, que só tendo paciência de Jó para esperar serem realizadas. Mas eita... BIKE não é sigla... Mas o tratamento é igual (ou pior) as outras acima tratadas. Não é porque eu defendo a bicicleta como o MELHOR meio de transporte nas grandes cidades que despreze os outros. Não é isso. Tem que ter moto, carro, ônibus, metrô, caminhão, bici, charrete etc., mas desde que haja uma harmoniosa convivência para que a cidade não PARE (além do que já está parada!).


Pois bem, vou falar um pouco desse evento, ocorrido no dia 14 de março de 2011, realizado pela AGB - Recife, na UFPE. Achei legal algumas coisas: a primeira é falar disso para os NOVATOS da universidade (lembrando que o evento era aberto ao público); outra é o cartaz que retrata bem o trânsito nas capitais brasileiras; e outra é que tinha gente muito bem informada para falar do tema. É bem verdade que informação só para falar também não adianta de nada se não houver VONTADE de fazer e isso é muito claro pelas pessoas que fazem o governo (estadual e municipal) aqui em PE.

Milton Botler falou por mais de uma hora e vinte minutos sobre o Plano de Mob. Urb. do Recife que já vi umas 3x. As mesmas palavras, as mesmas vírgulas até mesmo a hora de parar para tomar um gole d'água. Depois os professores Jan Bitoun e Edivânia Tôrres falaram de uma forma bem sensata dos problemas do plano, de outros projetos antigos de Mobilidade e ACESSIBILIDADE (que foi bem abordado pela professora). Enquanto os professores falavam, eu reparava a cara das pessoas que erão "O ESTADO" no debate. Era ilário, principalmente a do maior alvo, sr. Milton Botler.

Algumas fotos do evento...








Do contrário que possa parecer, esse auditório estava lotado e eu prestei atenção em tudo que foi falado. Essas fotos eu fiz antes de começar o evento de fato, exceto a do prof. Jan.

Fico matutando aqui sobre o seguinte: do instante que pensaram (a primeira vez) em mobilidade em Recife, para esse plano, a cidade já deveria estar apresentando alguns sintomas de que precisava de um remédio, uma solução. Pois bem, já passou esse tempo que o povo pensou, passou o tempo que levou para fazer essa piada de Plano e passou UM mês da apresentação (que deve ter soado como um stand-up comedy show para quem foi à PCR) e sabe o que foi executado?! Umas 10 apresentações em variados lugares desse material do Instituto da Cidade - Eng. Pelópidas Silveira, que eu tenho em casa. Se alguém desejar, eu passo, só pedir. Tou até pensando em colocar as falas do Botler nos slides e vender. Pelo menos ele economiza voz.

Senhores funcionários públicos envolvidos com Mobilidade e Acessibilidade no Recife (e estado de Pernambuco) só peço uma coisa: AÇÃO! Parem de ficar falando e FAÇAM antes que seja... oppssss... JÁ É TARDE DEMAIS...



Fé em Deus e força no pedal!

6 comentários:

  1. Palavras e silêncios, que jamais se encontrarão . . .

    ResponderExcluir
  2. KKK... vc é o nosso reporter! Realmente desanimador o tanto que este povo fala, mas fazer que é bom, nada! E se pelo menos fizessem algo para o carro, até entenderia. Mas não estão fazendo é NADA! Um nada com letras garrafais! Acho que a PCR tá marcando é a hora de mudar de mãos, o cara tá doente ainda, empurrando com a barriga até terminar o mandato dele e dar uma banana para quem receber o cargo (ou o abacaxi!).

    ResponderExcluir
  3. A análise de Enio descreve bem uma situação que se repete em todas as apresentações de Milton Botler em suas tentativas de apresentar o PlaMob Recife para os diversos setores da sociedade.

    Uma coisa que não foi comentada pelo presidente do Instituto da Cidade, são os valores que a prefeitura tem disponiveis para diversas intervenções na cidade, dentro do PAC Mobilidade 2 e PAC Copa do Mundo. Como os valores são um montante de todos os projetos encaminhados pela prefeitura para o Min das Cidades nos resta cobrar:

    - O próprio Milton Botler, para saber quanto e quais propostas de todo o Plano serão aplicadas

    - O Poder Legislativo, através da Câmara dos Vereadores, por ser responsável por liberar e aprovar legislações para a realização de obras

    - A prefeitura, que tem agilizar os processos de licitação das obras, DENTRO DA LEGALIDADE

    E movimentar a nós mesmos, ONGs, movimentos e coletivos, para mostrar aos nossos "representantes" que estamos de olho.

    ResponderExcluir
  4. Muito bem explicitado amigo, vc como contador é um ótimo reporter, hehe
    A foto ta legal, tava tentando convence-la a ser minha orientadora, tenho o registro ;)

    ResponderExcluir
  5. Enio, gostei, cara, da reportagem. Conmcordo com você, palavras demais, ações de menos. E Rogério, hein?, lembrando que João continua doente e esperando passar a bola, ou melhor, as rodas, adiante. JOão deu às costas?

    ResponderExcluir
  6. Minha barriga tá roncando #bicicletadaRECIFE

    Isso sim é que é fome de aparecer

    ResponderExcluir

Oxee... comenta aí...